Em meio à crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da Covid-19, cresce a expectativa da população mundial sobre a responsabilidade social das marcas, especialmente entre os brasileiros. É o que indicam as pesquisas Edelman Trust Barometer, edição 2020, realizada em 8 países; e a edição 2021, aplicada em 28 países.
As empresas aparecem com o maior nível de confiança dentre as instituições pesquisadas, o que faz recair sobre elas muitas responsabilidades historicamente associadas a outros agentes da sociedade.
VEJA ALGUNS DADOS DO BRASIL
97% dos brasileiros esperam que marcas solucionem problemas sociais;
93% esperam que marcas solucionem questões pessoais;
Os principais problemas são: pobreza (58%), questões trabalhistas (52%), mudança climática (51%), racismo estrutural (51%), além de bem-estar/otimismo (53%) e segurança (52%);
72% dos brasileiros esperam que uma marca deva tomar medidas para ajudar comunidades em tempos de crise;
83% estão prestando mais atenção no que as marcas têm a dizer.
O PAPEL DOS LÍDERES
90% dos brasileiros esperam que os CEOs se manifestem publicamente sobre temas como o impacto da pandemia, a automação do trabalho, problemas sociais e da comunidade local;
Para 68%, os CEOs devem interceder quando o governo não resolver problemas da sociedade;
Para 60%, os CEOs devem tomar iniciativa de mudanças ao invés de esperar que o governo as imponha;
Para 50%, os CEOs devem assumir suas responsabilidades perante o público, e não apenas perante a diretoria ou os acionistas;
73% dos consumidores e 71% dos empregados acreditam que têm o poder de forçar as corporações a mudar.
E a sua empresa, como se posiciona diante deste cenário? E os líderes e demais porta-vozes da sua marca, como agem?
Pense nisso!
Para ver a pesquisa completa, acesse: https://www.edelman.com.br/
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