topo

NOSSO BLOG

Acesse nossos conteúdos e acompanhe nossas novidades.

Postado em 14 de Setembro às 10h09

Cinco habilidades de um líder comunicador

Artigos (32)Redação Previu Inteligência (19)Personal Branding (16)Imagem Corporativa (18)

O perfil comportamental predominante em cada pessoa diz muito sobre as aptidões profissionais e o estilo de liderança que ela pode exercer.

Há a liderança que conduz, baseada no poder e na autoridade; a liderança que inspira, alicerçada no carisma e na motivação; o líder apoiador, que busca segurança e harmonia nas relações; e o líder sistemático, que valoriza a excelência a partir de regras e padrões.

Seja qual for seu perfil comportamental predominante, o fato é que conquistar ou manter-se em funções de liderança no mundo corporativo hoje em dia requer habilidades para atrair, se relacionar e engajar pessoas. E para isso, você precisa cada vez mais ser um Líder Comunicador.

5 HABILIDADES DE UM LÍDER COMUNICADOR

Observe estas cinco habilidades que podem torná-lo um líder mais comunicativo e expressivo.

1. Escuta Ativa
Estar disponível e atento às diferentes linguagens de comunicação dos liderados, demonstrando interesse genuíno em ouvi-los e abertura para dialogar. Inclui saber perguntar.

2. Comunicação não-violenta
Estabelecer uma comunicação humanizada, que estimule a parceria e cooperação, por meio de uma postura de empatia e inteligência emocional para lidar com adversidades.

3. Comunicação Assertiva
Zelar pela clareza/objetividade da mensagem e a redução de ruídos, com vistas à fluidez nas relações humanas e a obtenção de resultados.

4. Dar e receber feedbacks
Criar momentos para ouvir e falar com a equipe de maneira formal. Principalmente para dar feedbacks positivos e construtivos. Ou você é daqueles(as) que só conversa com seus liderados quando é para apontar algo negativo?

5. Linguagem vocal e corporal
A postura do corpo, a gesticulação e as expressões faciais correspondem a 55% da efetividade da comunicação interpessoal, enquanto o uso da voz chega a 38%. Saber explorar essas linguagens é fundamental na gestão das emoções e para transmitir mensagens com clareza, segurança, credibilidade, coerência e motivação.

E lembre-se: saber se comunicar e se expressar é fundamental para qualquer profissional, sobretudo para quem exerce ou busca espaços de liderança.

Veja também

Treinamento desenvolve habilidades de comunicação e feedback08/06 Desenvolver habilidades de comunicação interpessoal das suas equipes é um dos principais desafios das empresas na atualidade. Para contribuir com esse processo na Biodente Materiais Odontológicos, nossa área de educação corporativa aplicou um treinamento interativo de Comunicação e Feedback, no último dia 07 de junho. A atividade contou com......

Voltar para Blog

Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência