Cinco habilidades de um líder comunicador

O perfil comportamental predominante em cada pessoa diz muito sobre as aptidões profissionais e o estilo de liderança que ela pode exercer.

Há a  liderança que conduz,  baseada no poder e na autoridade; a liderança que inspira,  alicerçada no carisma e na motivação; o  líder apoiador,  que busca segurança e harmonia nas relações; e o  líder sistemático,  que valoriza a excelência a partir de regras e padrões.

Seja qual for seu perfil comportamental predominante, o fato é que conquistar ou manter-se em  funções de liderança  no mundo corporativo hoje em dia requer habilidades para atrair, se relacionar e engajar pessoas. E para isso, você precisa cada vez mais ser um  Líder Comunicador.

5 HABILIDADES DE UM LÍDER COMUNICADOR

Observe estas cinco habilidades que podem torná-lo um líder mais comunicativo e expressivo.

1. Escuta Ativa
Estar disponível e atento às diferentes linguagens de comunicação dos liderados, demonstrando interesse genuíno em ouvi-los e abertura para dialogar. Inclui saber perguntar.

2. Comunicação não-violenta
Estabelecer uma comunicação humanizada, que estimule a parceria e cooperação, por meio de uma postura de empatia e inteligência emocional para lidar com adversidades.

3. Comunicação Assertiva
Zelar pela clareza/objetividade da mensagem e a redução de ruídos, com vistas à fluidez nas relações humanas e a obtenção de resultados.

4. Dar e receber feedbacks
Criar momentos para ouvir e falar com a equipe de maneira formal. Principalmente para dar feedbacks positivos e construtivos. Ou você é daqueles(as) que só conversa com seus liderados quando é para apontar algo negativo?

5. Linguagem vocal e corporal
A postura do corpo, a gesticulação e as expressões faciais correspondem a 55% da efetividade da comunicação interpessoal, enquanto o  uso da voz  chega a 38%.  Saber explorar essas linguagens  é fundamental na gestão das emoções e para transmitir mensagens com clareza, segurança, credibilidade, coerência e motivação.

E lembre-se:  saber se comunicar e se expressar  é fundamental para qualquer profissional, sobretudo para quem exerce ou busca espaços de liderança.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *