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Postado em 03 de Agosto de 2021 às 13h49

Como a cultura do cancelamento afeta as marcas

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É crescente o impacto que a opinião pública exerce sobre o posicionamento e a imagem das marcas. Questões sociais e políticas que em muitos casos nem estão relacionadas diretamente às atividades-fim do negócio, são cada vez mais valorizadas pelo consumidor e devem estar no radar das marcas, sob pena delas serem canceladas ou boicotadas.

Uma recente pesquisa realizada pela MindMiners revela três principais motivos para o consumidor brasileiro já ter cancelado marcas:

  • 40% porque não concordou, em algum momento, com o comportamento ou posicionamento de um ou mais influenciadores da marca;
  • 37% pela marca ter adotado um posicionamento falso, que não é sustentado pelas suas ações gerais;
  • 32% pela marca não ter correspondido às suas expectativas como consumidor de alguma forma.

Os dados evidenciam a importância das marcas terem cuidado ao eleger seus embaixadores, incluindo a preocupação com a exposição pública de CEOs e demais líderes que falam em nome da marca; a necessidade das campanhas de marketing de causa estarem associadas a ações concretas e autênticas; e a necessidade da marca em proporcionar experiências que correspondam e surpreendam o consumidor.

Resumindo: a imagem e a reputação de uma marca é seu maior ativo.
 

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Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

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