Atributos das marcas mais valiosas de 2021

Você sabia que, todos os anos, a Interbrand – consultoria global de marcas – divulga um ranking das marcas brasileiras mais valiosas?

Na última semana foi publicado o ranking de 2021. O Top 5 é o mesmo do ano anterior, liderado por bancos e cervejarias:

1 – Itaú R$ 40,5 bilhões

2 – Bradesco R$ 27,5 bilhões

3 – Skol R$ 18,8 bilhões

4 – Brahma R$ 12,7 bilhões

5 – Natura R$ 10,2 bilhões

Desta vez, duas novas marcas entraram no ranking: Claro (14) e Hering (25). Algumas marcas ascenderam na classificação, a exemplo da Americanas, que entrou no Top 10; e a Magalu, que subiu da 9 para a 8 posição.

A pesquisa avaliou a percepção do consumidor com relação a 137 marcas. Foram considerados os níveis de conhecimento, consideração, preferência, uso, recomendação e rejeição, atributos que permeiam a imagem dos consumidores em relação às marcas e a opinião do consumidor sobre como a marca se manifestou frente à pandemia.

DIREÇÃO, COERÊNCIA E AFINIDADE

O estudo revela que o bom desempenho das marcas deve-se a três atributos: direção, coerência e afinidade. Isso porque, em um ano marcado por instabilidade econômica, social e política, as marcas que apresentaram um direcionamento estratégico claro; coerência entre discurso e prática; e se adaptaram às necessidades de consumo, geraram forte diferencial na percepção do consumidor.

“Os consumidores estão cada vez mais atentos na forma como as marcas se posicionam, as causas que elas apoiam e o impacto que geram na sociedade”, destacou o presidente da Interbrand, Beto Almeida.

Outro ponto de atenção é o movimento das marcas para além da sua categoria de origem. Isso porque os consumidores estão olhando cada vez mais para marcas e o que elas representam para além dos seus produtos e serviços.

Ou seja: diante de uma sociedade cada vez complexa, a reputação e imagem é o principal ativo a ser gerenciado pelas marcas.

Confira o estudo completo clicando aqui.

Vamos conversar?

Fontes: Interbrand |Valor Investe


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