Gestão de marca pessoal é diferencial competitivo

Como o personal branding pode colaborar para o sucesso da carreira de um profissional?

O Personal Branding ou Gestão de Marca Pessoal reúne um conjunto de ações e cuidados para alinhar a identidade, a imagem e a reputação de um profissional. A identidade representa o que você é e o que faz; enquanto a imagem é a percepção que as pessoas têm de você. Já a reputação é a credibilidade construída a longo prazo, ou seja, aquilo que as pessoas falam sobre o seu trabalho a partir das percepções acumuladas!

Importante saber que não se trata de autopromoção ou de falar sobre si: a gestão de marca pessoal ajuda a construir uma imagem condizente com o que você tem a oferecer enquanto profissional.

Para começar, é necessário saber que nenhuma imagem ou reputação serão boas se o profissional não for realmente bom no que faz. Afinal, quantos se anunciam “especialistas” em algo e na hora da entrega o resultado não é o esperado?

É preciso ter consciência de que o primeiro passo para a construção de uma boa marca pessoal é ser um profissional competente e entregar bons resultados. Para isso, o personal branding te ajuda a ir a fundo na definição de quem você é e, especialmente, que diferença sua presença irá fazer em uma empresa ou na vida das pessoas.

O segundo passo é comunicar isso de forma coerente, pois também não adianta ser um ótimo profissional com talentos “escondidos” e sem divulgação do que é capaz de fazer. Leia-se aqui que a divulgação não é baseada apenas em comunicação, mas sim num conjunto que vai levar você a ter uma rede de contatos, bom relacionamento e influência na área na qual atua, sem ser necessariamente uma “celebridade”: uma pessoa pode ser autoridade em sua área de atuação, sem necessariamente ser conhecido fora dela.

O fato é que se o trabalho não for divulgado, não chegará a quem pode estar precisando de um profissional que faz exatamente o que você se propõe. Isso vale tanto para quem presta serviços diretamente a um cliente quanto para quem pretende alavancar sua carreira como colaborador em empresas.

Portanto, trabalhar a gestão de uma marca pessoal se transforma em um diferencial competitivo entre quem consegue comunicar o que tem a oferecer e quem está fazendo um excelente trabalho “escondido”.

Para finalizar, lembramos que é necessário ter clareza, coerência e constância para criar marcas pessoais inesquecíveis e que tudo o que você faz pode gerar valor ou depreciar a sua imagem!

Ficou com alguma dúvida? Então, vamos conversar mais sobre as possibilidades do Personal Branding para a sua carreira.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *