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Proferir palavras como instrumento de influência e persuasão é algo que remonta aos séculos passados, ao mesmo tempo em que se projeta como alternativa em um futuro cada vez mais competitivo. A imagem pública de um líder é composta – entre outros fatores - pelas facetas de um discurso que pode despertar impacto positivo na reputação ou deslegitimar aquele que fala. Nesse sentido, é pertinente compreender os tipos de discurso mais usuais e os pormenores que permitem estabelecer as diferenças. Entre os mais comuns, pode-se citar o discurso informativo, propagandista e político. Ambos, centrados para um alvo. Tipos de discurso mais usuais O discurso propagandista almeja convencer o público e contempla vantagens futuras perpassadas por promessas de “resoluções mágicas”, como nas utilizadas para as vendas. Não é necessário provar algo, mas estimular o desejo. Em direção contrária, o discurso informativo está pautado no modelo da credibilidade, tem como intuito a transmissão de um saber e provar a veracidade dos fatos transmitidos. Esse discurso está na ordem da explicação, necessita ser acessível e atingir o interesse público das pessoas. A definição de discurso político, no entanto, não deve ser limitada somente àquele proferido por um agente político. Podemos definir discurso político em uma abordagem de posicionamentos para o espaço público, que certamente não serão imparciais, mas carregados de intencionalidades. Neste contexto, é cada vez mais frequente o uso de técnicas de discurso político por empresas e outras organizações que buscam aproximar-se de seus públicos de interesse, seja para promover serviços ou produtos, seja para promover causas e valores da marca. 10 dicas para você elaborar o seu discurso Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre os discursos, que tal aprender algumas orientações de como elaborar um discurso que atenda às expectativas do seu público, compreender quais os cuidados na elaboração de um discurso e como analisar os discursos daquelas figuras públicas e líderes que são referências para você? Vamos às dicas! 1. Você domina um saber que o outro não possui 2. O caráter do discurso é dialógico 3. O fator concorrência 4. Leve em conta as condições de produção 5. Discurso não se limita a palavras 6. O discurso para um líder 7. Discursos não são neutros 8. Efeitos de interdiscursos 9. Imagine como você está sendo visto e definido por meio desse discurso 10. Esteja preparado para o improviso Que tal aprender a elaborar um discurso de qualidade e garantir aprimoramentos para ser um líder de sucesso? |