topo

NOSSO BLOG

Acesse nossos conteúdos e acompanhe nossas novidades.

Postado em 26 de Setembro de 2019 às 11h51

Pesquisa: O melhor meio para mensurar gostos, sentimentos e tendências e orientar a tomada de decisão

Redação Previu Inteligência (16)Artigos (26)Imagem Corporativa (14)
  • Previu Inteligência | Estratégia, Comunicação, Imagem -

É hora de tomar uma importante decisão dentro da empresa, mas surge a dúvida sobre qual caminho seguir. E agora, como ter segurança de estar fazendo a escolha certa? Sem dúvida, a pesquisa é uma das ferramentas mais eficientes para conhecer oportunidades, prever riscos e entender as necessidades do mercado e do público.

Com técnicas corretamente aplicadas, os dados levantados em uma pesquisa se traduzem em verdadeiras estratégias de negócio, pois cada proposta de ação pode ser fundamentada. Vamos lá: se a sua ideia é lançar um novo produto com uma campanha que traduza o estilo de vida das pessoas que irão desejar comprar, como saber de que maneira o público-alvo se comporta; que tipo de conteúdo chama a sua atenção e principalmente: Como conversar diretamente com as personas que podem ser seus clientes?

Atualmente, com a grande presença digital das pessoas, e que se torna cada vez mais segmentada, é possível compreender e conhecer os potenciais clientes por meio de monitoramento, escuta social e netnografia. Estes são possíveis através da aplicação de técnicas de Comunicação, Ciências Sociais e Psicologia, gerando informações valiosas para orientar os passos da empresa.

Outra colaboração da pesquisa para os negócios é a de identificar como a marca está sendo reconhecida no mercado, o que as pessoas pensam sobre ela, como está sua imagem pública. Com os dados em mãos, é possível saber se o posicionamento de uma marca está de acordo com o público que pretende atingir ou se está afastando potenciais clientes.

E se o problema for com o público interno da empresa? Havendo algum problema interno ou apenas a necessidade de saber como os colaboradores estão vendo a própria marca ou ainda como está o relacionamento dentro dos setores, a opção é a pesquisa de clima organizacional. A partir dela, se pode propor caminhos para melhorar o entrosamento da equipe e a produtividade, coletando informações valiosas que podem transformar o ambiente de trabalho.

Independente da situação e da necessidade, a pesquisa é o melhor meio para mensurar gostos, sentimentos e tendências e orientar a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre como a pesquisa pode ajudar no seu caso específico? Vamos conversar! 

Veja também

Soft skills: por que a comunicação está entre as mais valorizadas19/05 Construir ou fortalecer sua marca pessoal exige desenvolver uma série de habilidades comportamentais (soft skills), sendo que a comunicação pessoal está entre as mais valorizadas pelo mercado. A comunicação sempre foi decisiva para profissionais progredirem em suas carreiras, especialmente em funções de liderança. Mas diante de uma sociedade cada......

Voltar para Blog

Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência